ECOTURISMO COMUNITÁRIO NAS ALDEIAS MURA DO MUNICÍPIO DO CAREIRO DA VÁRZEA
Neste projeto o NEICAM é parceiro, sendo a Organização de Lideranças Indígenas Mura de Careiro da Várzea (OLIMCV) a idealizadora e a responsável pelo projeto.
RESUMO: O presente projeto é uma demanda de onze Aldeias indígenas que atualmente estão sobre a jurisdição da OLIMCV, e tem como principal objetivo implementar uma proposta de Ecoturismo Comunitário nas terras indígenas do povo Mura, tendo como envolvimento e participação membros de todas as 11 (onze) aldeias de Careiro da Várzea, todas habitadas pelo povo indígena Mura. Além de gerar renda por meio do turismo, espera-se com a viabilização do projeto, a conservação do ambiente mediante atividades sustentáveis, tais como: expansão da agricultura familiar, confecção de artesanatos, manejo de pesca, manejo florestal, fortalecimento da base comunitária entre os indígenas desta região, dentre outros. Acredita-se que o projeto de Ecoturismo Comunitário venha proporcionar uma melhoria de vida social e cultural para as famílias indígenas do povo Mura, uma vez que ele se articula com as demais atividades de gestão territorial.
As onze aldeias são portadoras de rica cultura material e imaterial, nelas é possível encontrar artesanatos diversos, culinária e bebidas tradicionais, danças indígenas, rituais, pajelança, no contexto da biodiversidade das terras indígenas, com biomas diferentes e com inúmeras paisagens encantadoras. Toda essa sócio e biodiversidade pode ser utilizada de forma sustentável no âmbito do Ecoturismo Comunitário, oferecendo atrativos turísticos, tais como: trilhas, passeio de canoas e embarcações típicas da região, observação de pássaros, pesca esportiva, pesca de observação (técnicas tradicionais de pesca), visitas nas aldeias para conhecer a cultura (culinária, histórias, danças, músicas, dentre outros). O papel da OLIMCV será de gerenciar e acompanhar, fiscalizar e ajudar a direcionar a execução de todo o processo de implementação do projeto. Havendo necessidade poderá ser deliberado em assembleia geral, especificamente para este fim, sobre a criação de uma cooperativa de turismo vinculada a diretoria da OLIMCV para agilizar a contratação de mão de obra e serviços destinados ao empreendimento de turismo comunitário nas aldeias. Portanto, assegurando que toda e qualquer decisão seja tomada de forma coletiva com a participação de todas as aldeias na assembleia geral.
LÓCUS DA PESQUISA
Terra Indígena Mura do município do Careiro da Várzea que reuni onze comunidades indígenas: Bom Futuro, Gavião, Jabuti, Jacaré, Jutaí, Mura Tukumã, Mutukinha, Ponciano, Santo Antônio, Sissayma e Boa Vista.
PESQUISADORES PARTICIPANTES
Andreia Benchimol de Andrade
Jocilene Gomes da Cruz
Josiane Nascimento da Silva
Katiuscia da Silva Auzier